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Pensando em abrir uma loja online? Confira alguns “steps” que separamos para você.



É perceptível que o número de pessoas que fazem compras online aumenta frequentemente, mas você sabia que o percentual de compras em lojas onlines já ultrapassou as compras em pontos físicos?


Pesquisa realizada pela Octadesk afirma que 61% dos brasileiros preferem comprar virtualmente! Por isso, é muito importante que no momento de planejamento de todo negócio seja considerado o ambiente virtual.


E se você já está repleto de ideias para a sua loja online, não deixe de conferir os “steps” que separamos para você ter sucesso com o mundo virtual!


Vantagens de abrir uma loja online


O comércio online é uma tendência que tem crescimento contínuo e é vantajoso tanto para o consumidor quanto para o comerciante. Veja algumas vantagens que desta modalidade:


1 - Investimento inicial reduzido


Como não é necessário investir em estrutura como mobiliário e espaço físico, o investimento inicial para abrir uma loja online é muito menor que o utilizado para abrir uma loja física.


2 - Rotina flexível


Ter uma loja virtual não é uma tarefa fácil, mas é uma modalidade de negócio que oferece mais flexibilidade na rotina do empreendedor, principalmente para aqueles que estão iniciando.


Essa flexibilidade acontece porque é possível automatizar algumas tarefas e fazer o monitoramento das vendas através do seu celular.


3 - Loja aberta por 24h


Essa é uma das maiores vantagens de ter uma loja online!


O seu comércio se torna adaptável à rotina do consumidor, que pode fazer suas compras em qualquer horário. Essa é uma forma de alcançar várias pessoas que não conseguem fazer compras em seu horário comercial e, consequentemente, aumenta a sua chance de vender mais.


Como abrir uma loja virtual?


Step 1 - Entenda em qual nicho o seu produto/serviço se enquadra


O primeiro passo para ter sucesso em qualquer negócio é entender em qual nicho de mercado você está e entender quais são as oportunidades dentro dele.


Por isso, você precisa entender os seguintes pontos:

  • Quem são seus concorrentes?

  • Quais são as principais tendências do seu segmento?

  • Quem é o seu público-alvo?

  • Qual é o diferencial do seu negócio?


Step 2 - Defina a sua estratégia


Existem várias estratégias para serem utilizadas no meio digital, é importante que você conheça cada uma delas e defina qual se aplica melhor às necessidades do seu negócio.


Um exemplo de modelo de definição de estratégia é saber se você vai criar o seu produto do zero, desde a fabricação até o envio ao cliente, ou se você vai vender produtos terceirizados, ou seja, não vai se preocupar com a fabricação do produto.


Esse tipo de decisão impacta diretamente na complexidade da sua empresa, pois são preocupações distintas, como disponibilidade de matérias primas, produção e envio, que se não forem bem pensadas anteriormente podem causar dor de cabeça em um futuro próximo.


Step 3 - Regularize sua loja e entenda a legislação do negócio


A abertura de um CNPJ além de deixar o seu negócio regularizado, transmite mais segurança e credibilidade aos seus consumidores, torna a sua empresa mais profissionalizada e permite a emissão de notas fiscais.


Também é de extrema importância estar atento à legislação do seu negócio, ter ciência das questões sobre o funcionamento da loja e obrigações com o consumidor é essencial para ter sucesso.

Step 4 - Escolha a plataforma da sua loja


Escolher a plataforma que vai hospedar a sua loja depende de quais são os seus objetivos e o investimento disponível. Existem duas opções: criar um site do zero ou abrir a loja em uma plataforma de e-commerce.


Além da diferença com investimento, a criação de um site é uma proposta mais personalizada e é um projeto que necessita de um tempo maior para concretização. Já nas plataformas de e-commerce, existem algumas facilidades com as ferramentas de integração e o tempo para colocar a loja no ar é menor.


Step 5 - Estabeleça as formas de pagamento


Para que esse não seja um fator impeditivo no momento da compra, é recomendado que seja oferecido ao cliente todas as possibilidades de forma de pagamento.


As formas mais comuns são boleto, cartão de crédito, débito ou pix. Na STEP, por exemplo, temos uma excelente ferramenta para e-commerce que é o link de pagamento via Pix. Assim você recebe na hora pela sua venda.


Step 6 - Tenha uma boa logística de entregas


Em lojas online a entrega é um dos fatores mais importantes para a satisfação do cliente, por isso é importante ter parceiros que tenham a cara do seu negócio e que possam proporcionar uma boa experiência aos seus consumidores.


A logística de entrega pode ser feita de modo próprio (que é quando a própria loja faz todo o processo de entrega), parcialmente terceirizado (uma empresa é contratada para fazer parte do processo) ou totalmente terceirizada (que é quando a empresa faz todo o processo de entrega).


Mas, é muito importante lembrar que o custo que é transferido ao cliente pode impactar diretamente na sua venda. Por isso, tenha alternativas que sejam benéficas tanto para você quanto para o seu cliente.


Step 7 - Monte um plano de marketing


Depois de ter definido todos os “steps” anteriores, é hora de ter um plano de marketing para poder mostrar os seus produtos, atrair e converter em vendas.


Para fazer um bom planejamento de marketing é essencial saber quais são os seus objetivos e qual o investimento disponível. Tendo esse conhecimento, é possível pensar em ações que impulsionam o seu negócio e convertam em vendas e fidelização de clientes. Como por exemplo:


  • Criação de conteúdo para redes sociais

  • Parcerias com digitais influencers

  • Investimento em tráfego pago


Step 8 - Tenha uma boa gestão financeira


Se você está começando a empreender, é essencial separar as suas finanças pessoais das finanças da sua empresa.


Existem diversos meios para que seja feito o controle financeiro, como por exemplo a abertura de uma conta STEP PJ, emissão de um cartão STEP PJ e também a utilização de ferramentas como planilhas que facilitam a gestão.


Agora que você já sabe como é o processo para abertura de uma loja online, é só colocar a mão na massa e começar a vender!





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