top of page

Gerenciamento financeiro para pequenas empresas


Uma das etapas mais importantes da vida do empreendedor é compreender e ter o controle financeiro do seu negócio, pois ele permite que ele cresça e tenha um desenvolvimento saudável.


Mas, diante da correria do dia-a-dia e das diversas atividades que o empreendedorismo exige que sejam feitas diariamente, entendemos a dificuldade de realizar o controle financeiro de forma eficiente.


Por isso, você pode contar com as dicas da Step para começar a gerenciar as finanças do seu negócio.


Conheça alguns termos financeiros

Ser empreendedor é entender sobre uma diversidade de assuntos e não seria diferente com a área financeira, afinal, ela é o coração da sua empresa!


Para que você possa alcançar os objetivos planejados com sucesso, você precisa desenhar as metas e ações financeiras do seu negócio. E, para isso, se faz necessário conhecer alguns termos como:


  • Contas a pagar: refere-se às despesas que a empresa ainda precisará pagar, como o pagamento de fornecedores e do quadro de funcionários;


  • Contas a receber: recebimentos que ainda não foram pagos, ou seja, o que o cliente irá pagar para a empresa;


  • Capital de giro: recursos que irão manter a empresa em momentos difíceis, quando não houver entrada de dinheiro suficiente para cobrir as despesas do negócio;


  • Capital social: refere-se ao dinheiro investido para abrir a empresa;


  • Fluxo de caixa: mecanismo que controla as receitas e despesas da empresa;


  • Controle de estoque: monitoramento da quantidade de produtos que estão guardados esperando o momento da venda;


  • Faturamento: soma de todas as vendas em um determinado período;


  • Margem de lucro: porcentagem de lucro da empresa pelas vendas feitas;


  • Receita: valor que entra pela venda de um produto ou serviço.

Entenda o seu Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa vai permitir que você faça uma análise de todas as entradas e saídas de dinheiro e tenha uma noção mais assertiva da capacidade de lucro da sua empresa.


Além disso, é possível definir quais são as despesas que podem ser reduzidas e até mesmo cortadas, saber qual foi o lucro do mês e entender a possibilidade de guardar dinheiro para fazer investimentos.


Anote todas as movimentações financeiras

Por menor que seja, toda e qualquer movimentação financeira deve ser registrada, inclusive aquelas que são feitas entre as próprias contas da empresa. Compras de material de escritório, um brinde para o cliente, o lanchinho diferente que você e sua equipe fizeram em uma tarde… Tudo deve ser anotado!


Você deve estar se perguntando porque tudo precisa ser registrado, não é mesmo? Isso é necessário, pois, no momento do balancete, é normal acontecer uma diferença de valores e a causa disso, geralmente, são os custos não anotados.


Para facilitar o controle e registro dos gastos, sempre peça e guarde as notas fiscais e recibos do que foi comprado e utilize cartões de crédito ou débito nas compras, pois eles já fazem o registro automático das compras no extrato do cartão. Ah, e é claro, para a conta digital do seu negócio, você pode contar com a STEP!


Separe todos os gastos

Parece uma coisa boba, mas faz toda diferença na vida do seu negócio: separe os seus gastos pessoais dos gastos da empresa!

Todo empreendedor já fez isso! Mas, é necessário que esse não se torne um hábito frequente, pois, se o controle não for eficiente, em algum momento haverá um excesso de gastos que não será coberto pelos lucros da empresa.


Por isso, a nossa dica é: programe-se para que os seus custos pessoais não se misturem com o do seu negócio. Entenda qual é a sua renda média e, a partir disso, separe uma parcela deste valor para seus gastos e um montante para os custos fixos da empresa, como impostos e matéria-prima.


Crie uma reserva financeira

É normal que em algum momento surja algum custo que não está dentro do seu planejamento financeiro, o importante é que isso não afete de forma negativa a saúde financeira da sua empresa.


Criar uma reserva financeira é a forma mais saudável para diminuir os impactos negativos na sua empresa na hora dos imprevistos, pois ela irá amortecer os gastos inesperados.


Para iniciar essa reserva, você precisa direcionar uma parte do seu lucro líquido (ou seja, parte do seu lucro após todos os descontos) para que nessas horas já exista uma margem financeira para utilizar e não comprometer as finanças do seu negócio.


Faça um planejamento para longo prazo

Ter um bom controle financeiro e conhecimento do seu fluxo de caixa, exige que seja feito um planejamento da situação da empresa e do mercado a longo prazo.


Este planejamento irá possibilitar o alinhamento do investimento necessário para o negócio girar com o faturamento que será gerado, evitando problemas com o capital de giro no futuro.


Para que seja assertivo, é importante que você conheça as etapas das atividades da sua empresa e o custo em cada uma delas, como fabricação, vendas, manutenção do cliente e entrega. Dessa forma, todas as despesas poderão ser planejadas de acordo com a sua necessidade financeira e potencial de lucro para o negócio.


Use a tecnologia ao seu favor

De acordo com o crescimento da sua empresa, maior vai ser a movimentação no seu fluxo de caixa e, a depender de como for feita essa gestão, você poderá se perder no caminho.


Porém, a gestão digital é uma opção que vai te ajudar em vários aspectos da sua rotina financeira, pois ela permite a automatização de algumas etapas, proporcionando mais agilidade e precisão nas informações que estão sendo controladas.


A utilização de planilhas e de um software de gestão financeira (este pode ser encontrado em versões gratuitas ou pagas) vão te auxiliar a controlar as receitas e despesas, além de emitir relatórios com exatidão de dados, te mostrando como está a saúde financeira do seu negócio e baseando a sua tomada de decisão para os próximos passos.


Agora que você já sabe como fazer a gestão financeira da sua empresa, agora chegou a hora de colocar em prática os Steps acima e cuidar direitinho do dinheiro do seu negócio.

A Step está aqui para ajudar você a trilhar o caminho do sucesso financeiro. Comece agora mesmo a utilizar nossas ferramentas poderosas e simplifique a gestão financeira da sua empresa. Vamos juntos nessa jornada rumo ao sucesso financeiro!


Abra a sua conta

Sua conta corporativa 100% digital, empréstimo instantâneo, desconto de duplicatas e muito mais.

A3 01.png
bottom of page